[firebase-br] Como avaliar o desempenho de um select corretamente

Murilo >> CPR Sistemas murilo em cprinformatica.com.br
Seg Set 17 16:11:24 -03 2007

Já faz algum tempo que estou com essa pulga atrás da orelha. Acontece que
ultimamente estou fazendo uns select que retornam milhares de registros, até ai
nada de incomum, o problema é que usando o "Performance Analysis" do IBexpert
(normalmente me baseio por ele por ser gráfico), para verificar a quantidade de
registros que o "select passa" e também o tempo para o mesmo. O que me encomoda:

1ª Quando não trás nenhum registro, isso não quer dizer que ele não tenha
verificado nenhuo, ou seja no gráfico ele não mostra nada quando não retorna
nenhum registro, mas para saber que não existe registro para aquele select ele
não deveria percorrer todos para verificar?

2ª Algumas vezes um select não indexado retorna os registros mais rápido que um
indexado, ou ainda passa por menos registros que o com índice (sendo que ambos
retornam as mesmas informações sem sombra de dúvida)

3ª Antes que alguém comente, não estou falando de um select em particular, mas
estou me referido de forma geral por que já passei por isso algumas vezes, então
a questão é, que informações eu realmente devo levar em consideração para
avaliar o desempenho de um select no IBExpert.

Obrigado.