[firebase-br] RES:Erro"cannottransliteratecharacterbetweencharacter sets"

omar l m rosa omar em conesul.inf.br
Sáb Set 15 11:49:03 -03 2007

HI!
Me parece que simplesmente analisando o significado da mensagem já podemos
saber o que está acontecendo:
cannot= não consigo transliterate= traduzir character=letra  between= entre
character sets= conjuntos de letras

O banco de dados simplesmente não sabe como traduzir o carácter acentuado
para o charset do banco.
Quando o banco de dados foi criado, foi estipulado um charset.
Quando a conexão foi criada, está usando um charset cujos caracteres não tem
correspondencia no charset do banco!
Só isto!

Ou seja, crie o banco de dados com o Charset "win1252", e especifique o
collate "win_pt_br" nos campos alfa para indexar sem considerar
maiusculas/minusculas e caracteres acentuados.

Ao acessar o banco, deve estipular o mesmo charset "win1252"

Exemplo de criação:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CREATE DATABASE 'localhost:BR_3'
USER 'SYSDBA'
PAGE_SIZE 16384
DEFAULT CHARACTER SET WIN1252;

Exemplo de criação de tabela:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CREATE TABLE MERCADORIAS (
    PK_MERCADORIAS              INTEGER NOT NULL,
    CODIGO                      VARCHAR(40) CHARACTER SET WIN1252 COLLATE
WIN_PTBR,
    DESCRICAO                   VARCHAR(100) CHARACTER SET WIN1252 COLLATE
WIN_PTBR,..........

Exemplo de conexão:

SET SQL DIALECT 3;
SET NAMES WIN1252;