Re: [firebase-br] Firebird 2.1 - Ótimas impressões

Daniel / Tecnobyte temp2 em tecnobyte.com.br
Qui Set 6 14:49:50 -03 2007

Boa tarde

Tenho uma aplicação comercial pronta, feita com Firebird + Delphi + IBX.
Atualmente não recomendo a nenhum cliente usar este meu sistema em ambiente
com acesso remoto com conexão direta do cliente com o banco, pois o
desempenho até a versão 2.0 do Firebird é horrível. Prá ser sincero, para
uma aplicação comercial é impraticável a conexão direta remotamente. Tenho
uma boa experiência com MySQL também, onde o acesso remoto é super rápido.

Então quando fiquei sabendo que o Firebird 2.1 foi melhorado para acesso
remoto, fiquei bastante empolgado, pois este é o ponto mais fraco que vejo
neste banco. Resolvi baixar e fazer os testes, conectando da empresa onde
trabalho à minha residência (ADSL 600 x 300). O desempenho foi MUITO melhor
que nas versões anteriores. Inclusive há diferenças se você atualizar apenas
o server ou apenas o cliente, pois algumas melhorias foram feitas de um lado
da conexão, embora algumas tenham sido feitas em ambos os lados (servidor e
cliente).

Eu ainda não tive como fazer testes mais objetivos, mas a primeira impressão
que tive é que o ganho de desempenho foi superior a 50% (no release notes
diz que é de aproximadamente 40%). A verdade é que o desempenho me pareceu
bastante com o MySQL neste caso.

Sempre que estou iniciando um novo projeto sou tentado pesar os prós e
contras para escolher entre Firebird e MySQL principalmente por causa do
desempenho para acesso remoto. Agora eu não tenho mais dúvidas: Firebird na
veia! Sem querer ser otimista demais, mas acredito que a versao 3.0 poderá
ficar mais rápida que o próprio MySQL, já que a promessa é desenvolver
completamente do zero o protocolo de rede.

Outros pontos muito interessantes nesta nova versão são:

1. Tabelas temporárias globais.
2. Expressão de tabela (isto é para VIEW o que EXECUTE BLOCK é para
PROCEDURE, ou seja, são como VIEWs temporárias).
3. RETURNING para SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, etc em queries.
4. Monitoramento do banco através de tabelas de sistema (MON$...).
5. Triggers database (on connect, etc).
6. UPDATE OR INSERT
7. Uma quantidade enorme de novas funções internas.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br