[firebase-br] Dúvida sobre performance do computed by

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Qua Set 5 18:17:11 -03 2007

Boa noite pessoal.
Estou com uma dúvida sobre os campos computed by  sobre se há alguma
degradação em utilizá-los.
No meu caso trabalho com grades de calçados/confecções
No meu cadastro de pedidos/itens tenho os seguintes campos
no pedido entre os outros campos tenho um *total* onde armazeno a soma
da quantidade de todos os Itens.
Nos itens tenho os campos ITEQDE01 ...ITEQDE13, ou seja tenho 13 campos
onde armazeno a qtes.
Ficando assim
Grade : 37 38 39 40 41 42 43 44   TOTITE
Item 1:  1  2  3  3  2  1  1  2    16
item 2:  1  1  2  0  1  1  0  0     6

Como podem ver tenho também um campo com o total de cada item, o total
do pedido é a soma do total de todos os itens, no exemplo acima o total
do pedido seria 22 prs.
Estou pensando em utilizar um campo *computed by* para fazer os calculos
tanto no total dos itens qto no total do pedido.
Minha dúvida é isto pode degradar?
Como funciona internamente estes campos computed by, o calculo é feito
toda vez que acionamos o registro em questão ou apenas qdo há alterações
nos campos que fazem parte da operação?

Se alguém puder me dar uma dica desde já agredeço

Fausto Alves
Franca - SP
Enviado pelo Mozilla Thunderbird
http://br.mozdev.org/thunderbird