[firebase-br] Null nao deveria ser diferente de zero

Ter Out 30 10:20:38 -03 2007

Complementando a resposta do Cantu.

Do ponto de vista do  SQL ANSI,  NULL significa que o valor é desconhecido,
ou seja, se ele é desconhecido, tecnicamente pode SER qualquer valor (seja
ele válido ou inválido), por isto, qualquer operação (matemática ou lógica)
gerará um valor desconhecido (NULL).

É tipo aquela brincadeira de criança, PENSE EM UM NÚMERO... se você
perguntar "ESTE NÚMERO É MAIOR QUE CEM?" e o outro responder "PODE SER, MAS
PODE NÃO SER!" você iria considerar como verdadeiro ou falso ?

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB

----- Original Message -----
From: "Carlos H. Cantu (TeamFB)" <listas em warmboot.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, October 30, 2007 11:10 AM
Subject: Re: [firebase-br] Null nao deveria ser diferente de zero

Qualquer comparação (=, <>, >, <, etc) com NULL vai SEMPRE retornar
FALSO, pois NULL não é um valor, e sim um estado indefinido. Para
tratar os nulls, vc deve usar os operadores IS NULL, IS NOT NULL e
mais recentemente, o IS DISTINCT.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br

MM> Pessoal,

MM> Bom dia!

MM> Em meu banco Firebird 1.5 tenho em uma tabela os seguintes registros:

MM> NOME varchar(20)         IDADE integer

MM> MARCELO     15

MM> MARIA           18

MM> JOANA           13

MM> PEDRO           Null

MM> FABIO            Null

MM> Acontece que eu tento o seguinte SQL:

MM> Select * from TABELA where IDADE <> 0

MM> Ocorre que esta sendo retornado apenas os seguintes nomes( MARCELO,
MARIA e
MM> JOANA)

MM> Já que a idade de PEDRO e FABIO não é igual a 0 (zero) estes dois
registros
MM> também não deveriam ser retornados?

MM> Se alguém puder me ajudar.

MM> Abraços!

MM> Marcelo Moreira

MM> No virus found in this outgoing message.
MM> Checked by AVG Free Edition.
28/10/2007