RES: [firebase-br]Idéias para Movimentos=?ISO-8=?iso-8859-1?Q?859-1=3FQ=3Fde=5FCaixa=3F=3D?=

Carlos Wilson cwfsa em yahoo.com.br
Sáb Out 20 22:38:05 -03 2007

A única coisa que me eu discordaria do colega Paulo, é o campo
saldo_cumulativo. Pra ter o saldo do caixa eu uso uma SP (diga-se de
passagem que pra mim SP é pra isso - Fazer cálculos pesados na base...) que
calcula soma os créditos e os débitos e calcula o saldo atual. A mais de 2
anos que eu tenho rodado assim e nunca me trouxe problemas.

Carlos Wilson.

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Paulo Portella
Enviada em: sexta-feira, 19 de outubro de 2007 12:37
Para: FireBase
Assunto: RE: [firebase-br]Idéias para
Movimentos=?ISO-8=?iso-8859-1?Q?859-1=3FQ=3Fde=5FCaixa=3F=3D?=

Forrest,
o que vc quer ter eh um controle de movimentacao de caixa, pois bem, a ideia
do outro amigo (nao lembro o nome agora)
eh boa sim e eh necessario, mesmo considerando sua afirmacao sobre pagamento
em cheque ser ou nao ser confirmado.id integer not null, -> sequencial nao
repetido
data_lcto timestamp not null, -> now
usuario integer not null, -> user
cliente_fornecedor integer not null, -> Tabela estrangeira, clientes e/ou
fornecedores
meio_pagamento integer not null, -> tabela estrangeira,
forma_pagamento integer not null, -. tabela estrangeira.
conta_corrente integer, -> tabela estrangeira.
credito_debito char(1), (d/c)
valor numeric(15,2),
efetuado char(1) -> se estah confirmado (cheque por exemplo) ou nao.
saldo_cumulativo numeric(15,2));

se nao estou esquecendo mais nada, acredito seja soh isso.
[]s
Pportella.

> To: lista em firebase.com.br> From: fernando em gramatura.com.br> Subject: Re:
[firebase-br]Idéias para
Movimentos=?ISO-8=?iso-8859-1?Q?859-1=3FQ=3Fde=5FCaixa=3F=3D?=> Date: Fri,
19 Oct 2007 14:12:24 +0000> > Alexandre Sousa wrote:> > > Um problema que
você pode ter é o seguinte: cheque não é dinheiro em> > caixa, porque ainda
não foi creditado. Se você possui algum sistema> > de vendas onde é possível
escolher a condição de pagamento (a vista,> > 30 dias, 60 dias, etc), você
pode fazer com que todos os titulos a> > vista sejam lançados na tabela de
caixa assim que a venda é baixada e> > os demais entram numa tabela de
contas a receber. Esses demais seriam> > controlados por um sistema de
contas a receber.> > > > Considero uma politica bastante segura fazer o
lançamento na tabela> > de caixa via trigger, após a baixa do pedido.> --->
> Olá Alexandre primeiramente obrigado pelo alerta, mas acredito que não>
terá ainda esse problema porque essa entrada no caixa vai ser feita>
justamente na baixa do Contas a Receber. É um sistema de locadora e> todas
as locações geram uma conta à receber para o cliente. Quando ele> paga tem
que ser dado baixa no contas a receber. e feito o lançamento> no caixa.> >