[firebase-br] OFF TOPIC - Gerador de SQL para leigos

Marcelo Moreira marcelo em easysistemasmg.com.br
Sex Out 19 16:55:52 -03 2007

Pessoal,

Boa tarde!

Estou precisando fazer um gerador de consultas SQL no banco de maneira que a
pessoa que for usar o recurso do sistema não precisa saber a linguagem SQL,
vou tentar explicar no que eu estou pensando e pode ser que alguém já tenha
feito algo parecido.

O que meu cliente precisa é de uma tela onde ele obtenha o seguinte
relatório de CLIENTE:

1 – Cliente cuja a classe é igual a [PESSOA JURIDICA]

2 – Cliente cujo o grupo é igual a [PARCEIRO]

3 – Cliente cujo a cidade seja igual a [BELO HORIZONTE]

Se eu fosse montar este SQL seria muito fácil mas o que eu preciso é deixar
o próprio usuário criar pois eu não poderia deixar algo com todos os
parâmetros de filtro pronto porque o sistema lida com muitas tabelas e as
possibilidades seriam muitas. Então pensei em fazer:

CADASTRO DE TABELAS

CADASTRO DOS CAMPOS DAS TABELAS

CADASTRO DE CONDIÇÕES [IGUAL, DIFERENTE, MENOR QUE, MAIOR QUE]

Este cadastro seria feito por mim mesmo e eu teria campos com os reais nomes
na TABELA e nomes para facilitar a visualização para o usuário então de
alguma maneira o usuário selecionava a tabela e aparece os campos
disponíveis para resultado e para filtro também e dependendo do tipo de
campo as opções de condições iriam aparecendo de acordo com o tipo.

E no final de tudo o que esta ferramenta teria de fazer é retornar o SQL
montado.

Sei que isso não tem nada a ver com o intuito da lista mas de repente alguém
já viu ou fez algo parecido.

Obrigado.

Marcelo Moreira

+ HYPERLINK
"mailto:marcelo em easysistemasmg.com.br"marcelo em easysistemasmg.com.br

) (31) 9165-9616
((31) 3334-5139
MSN: HYPERLINK "mailto:easysuporte em terra.com.br"easysuporte em terra.com.br

Skype: EasySistemas

Easy Sistemas

HYPERLINK "http://www.easysistemasmg.com.br"www.easysistemasmg.com.br

Antes de IMPRIMIR,  pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO
AMBIENTE

Checked by AVG Free Edition.
05:10