[firebase-br] inserir dados em tabela automaticamente

Forrest® fernando em gramatura.com.br
Qui Out 18 11:29:57 -03 2007

Ezequiel Pianegonda wrote:

> Olá pessoal blz???
>
> Tem alguma maneira de inserir dados em uma tabela "log"
> automaticamente sempre que o usuário inserir/alterar/excluir um
> registro de qualquer tabela do meu banco?
>
> Vou gravar na tabela log todas as alterações feitas pelo usuário
> (registro, data, hora, etc), para isso, pensei em criar uma trigger
> para cada tabela, não sei se é a melhor maneira de fazer isso,
> gostaria da opinião de vc´s.
---

Com Trigger daria certo acredito eu mas não seria muito trabalho criar
triggers de insert, update e delete em todas as tabelas do BD?
Não seria mais facil criar uma procedure ou até mesmo controlar via
aplicação? Em uma empresa que trabalhei tive que fazer um log como esse
que você precisa mas na época eu optei por fazer um procedimento dentro
da aplicação que gravava em um outro banco de dados destinado somente
ao log do sistema por ser um banco que cresce muito dependendo da
quantidade de operações realizadas e criando apenas uma tabela no BD
poderia comprometar a performance do mesmo já que o log não é uma coisa
que terá consultas constantes. Lembro que na época gravava ip da
maquina, nome da maquina, nome do usuário, data e hora como você citou
e nome do formulário da aplicação de onde foi gerado o log. Esse
negócio de fazer log tem várias opções e aí está uma que adotei, espero
ter clareado um pouco mais sua idéia.