[firebase-br] Extração metadado

Paulo Casagrande paulo em sjudas.com.br
Ter Out 16 12:09:54 -03 2007

wilson, conforme prometi...

Em respeito aos direitos autorais cito a fonte
www.md.utfpr.edu.br/Intranet/professores/adm/download/apostilas/093924.doc

TIBExtract.

Componente responsável por extrair informações das Tabelas de Sistemas
no InterBase. Tem o mesmo papel do Extract MetaData do IBConsole.
Existem dois tipos relacionados ao IBExtract responsáveis pela Extração
das informações do Banco de Dados :

   TExtractObjectTypes =
     (eoDatabase, eoDomain, eoTable, eoView, eoProcedure, eoFunction,
      eoGenerator, eoException, eoBLOBFilter, eoRole, eoTrigger, eoForeign,
      eoIndexes, eoChecks, eoData);

   TExtractType =
     (etDomain, etTable, etRole, etTrigger, etForeign,
      etIndex, etData, etGrant, etCheck);

Propriedades :

DataBase : Nome do IBDataBase no qual você liga ao IBExtract.

ShowSystem : Se retorna as informações das Tabelas de Sistemas.

Eventos :

Não existem eventos associados a este componente.

Principais Métodos :

IBExtract1.ExtractObject : Método responsável pela extração das
informações das tabelas do Banco de Dados.

Exemplo :

IBExtract1.ExtractObject(eoDatabase);  //  Extrair todas informações do
Banco InterBase

IBExtract1.ExtractObject(eoTable, 'EMPLOYEE');  // Extrai informações
referente a apenas a tabela EMPLOYEE

IBExtract1.ExtractObject(eoTable, 'EMPLOYEE', [etDomain, etForeign,
etIndex, etGrant]);  // Extrai informações referente a apenas a tabela
EMPLOYEE, mas, trará apenas informações referentes a domínio, Foreign
Key, Índices, e Direitos.

Foi citado mais acima, a recomendação do uso do IBDataSet para
manutenção dos Dados. Mas, não posso deixar de citar a dobradinha
“IBQuery+IBSQL”, pois, estes dois componentes tem uma melhor performance
sobre os demais componentes. Vale ressaltar também, que se for apenas
fazer pesquisa e mostrar num GRID “por exemplo” os dados, use sempre o
IBQuery !.