[firebase-br] [OFF] Banco de dados em HD externo

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Seg Out 15 12:35:16 -03 2007

Eduardo Jedliczka (TeamFB) wrote:
> Algumas placas-mãe de qualidade (geralmente as tops) possui o conector eSATA
> (e de external) que podem ligar HDs SATA externamente. É um pouco difícil de
> encontrar discos com conectores eSATA mas vez ou outra vejo gavetas com
> adaptadores eSATA para SATA.

Parece que isso está se tornando menos raro. Enquanto não posso fazer
testes com eSATA mantenho para os clientes a recomendação de não
utilizar HD externo, ou se quiserem utilizar colocarem um HD normal pelo
lado de fora ligado por um cabo SATA. :)

> Outra coisa, não temos muitos detalhes sobre o seu ambiente

Windows 2000 ou 2003
Firebird 1.50.4306 SuperServer
Force write ativado em todos os arquivos de banco de dados
HD externo com cache de gravação ativado

> acredito que o banco de dados (o fbserver) não está sendo finalizado
> antes da remoção do HD, ou seja, aposto que estão desconectando o HD com o
> banco aberto...

Com certeza absoluta não está sendo finalizado. Bem lembrado Eduardo!
Embora esteja com "force write" ativado, as transações não concluídas
estão abertas, e um vínculo ao arquivo ainda existe, o que aumenta os
riscos de corrupção lógica ou física do banco de dados. Vou
recomendar-lhes parar o serviço do Firebird antes de removerem o HD.

Obrigado pela dica!

Abraço!
Jeferson Oliveira

Enviado pelo Mozilla Thunderbird