[firebase-br] RES: RES: RES: Consulta SQL Parte 2

Murilo murilo em conchalnet.com.br
Ter Out 9 15:59:18 -03 2007

Boa tarde Eduardo,

Ainda não tive oportunidade de fazer testes, mas tenho certeza de que esta
consulta funcionará sem problemas em um banco Oracle. Seria isto um bug no
FB?

Já quanto ao desempenho, é relevante em meu caso sim, pois tenho clientes
com base de dados bem grande e o uso de relatórios gerenciais,
principalmente os de venda, é praticamente diário.

Abraços

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Eduardo Jedliczka (TeamFB)
Enviada em: terça-feira, 9 de outubro de 2007 15:23
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: RES: Consulta SQL Parte 2

Murilo,

Repare bem, nos seus selects de exemplo você só utiliza um SUM (ou melhor,
uma única função de agrupamento). Na situação desejada agora, você requer 2
agrupamentos.

Em termos gerais, isto geralmente faz com que o banco de dados faça os
cálculos da maneira errada, pois ele irá fazer um "produto cartesiano"
(apenas com os registros filtrados) enquanto resolve os dois agrupamentos -
por isto disse que sua lógica está errada.

Quanto à performance, certamente usar 3 sub-selects terá performance
inferior, se isto é um ponto crítico (para mim, um relatório utilizado " no
máximo" uma vez por mês não é) justifica que você escreva uma SP assim terá
uma performance muito melhor (já que, dependendo de como for escrita a SP,
utilizará muito menos memória e área de sort).

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB