[firebase-br] Curiosidade X Campos

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Ter Out 9 15:22:22 -03 2007

Entendi o seu ponto de vista Denis... mas temos os dois lados da moeda ae...

Se eu acrescento mais um campo na tabela, muitas vezes, e porque nao dizer na maioria delas, eu terei que entrar no Select e adicionar este campo lá... pois ele foi acrescentado muitas vezes pra ser usado mesmo...

Se eu nao for usa-lo eu entro da mesma forma e adiciono ele no array de recusa (como poderiamos chamar :))

Exemplo: SELECT CADASTRO.*, MENOS[CAMPO5, NOVOCAMPO] FROM TABELA

No caso do trafego, utilizando este médoto seria o mesmo que colocar os nomes dos campos literalmente... seria tipo um apelido global, por assim dizer
Desta forma ele não traria o resultado de todos os campos como um SELECT * FROM TABELA

Quando pedimos para um Select traga os campos, ele tem que percorrer a tabela até encontrar os campos que voce especificou no Select da mesmo forma.
O que estou propondo é inverter o metodo só isso... ao invez de fazer

SELECT CAMPO1, CAMPO2, CAMPO3, CAMPO4 FROM TABELA .... numa tabela onde temos 5 campos

Ficaria assim

SELECT TABELA.*, MENOS[CAMPO5] FROM TABELA

Veja como enxuguei o Select

Seria tipo o mesmo que vc fazer,
SELECT CAMPO FROM TABELA WHERE (VALOR1 = A)OR(VALOR1 = B)OR(VALOR1 = C)

Enxugar para,
SELECT CAMPO FROM TABELA WHERE (VALOR1 IN(A,B,C))

A minha proposta seria só uma metodologia... só isso, pra simplificar a manutencao, pra nao ter aqueles Selects enormes, assim como temos o * como coringa, teriamos o * coringa menos X

Mas é legal ver o ponto de vista de cada um aqui :)

Marcelo Silva