[firebase-br] Função de Desvio Padrão no Firebird. Cantu e colegas, por favor me ajudem.

Francisco Carlos da Rocha Gomes fcarlos em cpafac.embrapa.br
Seg Out 8 11:25:49 -03 2007

Prezados colegas,

Estou necessitando urgentemente utilizar a função de desvio padrão em
conjunto com a função agregada de média (AVG).

O desvio padrão é muito importante para uma melhor interpretação da
média dos dados e eu não encontrei essa função no Firebird que, se não
me engano, existe em outros SGDBs.

Gostaria de saber se há alguma função agregada de desvio padrão no
Firebird (ou em alguma biblioteca UDF) que calcule o desvio padrão de
uma série de dados da mesma forma que processa as funções agregadas AVG,
SUM e COUNT.

Se não há tal função eu estou disposto a implementá-la. Alguém pode me
dar uma dica? Por exemplo, alguém pode me passar as informações técnicas
sobre como é o código fonte da função AVG e como compilá-la e
incorporá-la no Firebird?. Talvez eu possa ver o código da AVG e
adaptá-lo para a função de desvio padrão que tem um processamento
semelhante.

E se conseguirmos implementar essa função fica aqui o compromisso nosso
de divulgar para os colegas da lista.

Agradeço desde já o apoio dos colegas.

--
Francisco Carlos da Rocha Gomes