[firebase-br] O que usar!

Kleber Caneva kdcc em terra.com.br
Seg Out 8 10:04:09 -03 2007

Para as questões 1 e 2, é questão de gosto e adaptação aos componentes e
formas de uso.

3. Sobre os locks, o FB trabalha com TRAVAMENTO OTIMISTA, procure mais
informações no site da Firebase.

4. Não há necessidade.

5. Volta a questão de gosto.

Separei alguns artigos para ajudar no aprendizado

        http://www.firebase.com.br/fb/imgdocs/amagno_fisl6.pdf

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Emanuel Coutinho" <emanuelcoutinho em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, October 07, 2007 7:33 PM
Subject: [firebase-br] O que usar!

Colegas, Boa noite

Estou realmente sem saber o que usar... gostaria de opiniões... e os
porquês delas, por favor!!!

Bem... Estou saindo de uma plataforma na qual uso bases de dados access
com componentes como KaDao e Diamond Access, e no meu primeiro projeto
no qual vou usar realmente a arquitetura Client/Server pura.
Aí eu me deparo com algumas decisões difíceis para quem nunca usaou
nenhum componente para esse fim.
1. Qual a melhor biblioteca de componentes a banco de dados Firebird
e/ou PostGreSQL? (nisso entenda-se menos trabalhosa com melhores
recursos... inclusive para acesso a ponteiros bi-direcionais).

2. Qual o melhor approach para as rotinas básicas de Inclusão,
Alteração... Componentes dbWare, ou Fazer na unha com uma rotina
específica para os inserts, e updates na base de dados?

3. Me preocupa os locks dos registros em rempo real... Como se controla
isso em Client Server?

4. Pensei em criar em cada tabela um flag, no qual o ip da máquina que
está alterando o registro é escrito e postado antes de efetivamente
abrir a tupla para edição, assim quando qualquer outra estação fizer uma
tentativa de edição, posso verificar a liberação do registro para
edição... Ao postar a alteração ao clicar o botão de Post da minha
aplicação poderia liberar o registro apagando a informação neste flag.
Isso contudo é fazer a porra na unha... tem alguma maneira de se
proteger o registro realmente? Pls Help.!!!

5. Qual a melhor maneira de restringir em ambiente C/S as permissões...
direto no bando, ou na minha rotina de controle de acessos no
aplicativo, através de uma matriz de permissões de rotinas...?

Agradeço desde já o auxílio dos colegas.

Sds
Emanuel Coutinho