Re: [firebase-br] Backup sem acesso ao serviço Firebird

Kleber Caneva kdcc em terra.com.br
Seg Out 8 09:50:38 -03 2007

Peça para que coloquem uma rotina de backup de tempos em tempos nesse
servidor.  Quando você quiser o arquvio vc pega o Backup e não o FDB.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Anderson Marques Ferraz" <cacomarx em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, October 05, 2007 5:44 PM
Subject: [firebase-br] Backup sem acesso ao serviço Firebird

Olá, lista,

Há uns tempos, onde trabalho, foi contratada uma empresa pra fazer a
reestruturação da rede. Dentre muitas outras "intervenções" que eles
fizeram, incluíram bloquear o acesso remoto ao servidor de banco de dados,
que tínhamos anteriormente, por questões de segurança. Esse banco de dados
remoto serve de base para uma página que temos; separamos o banco da página
do banco que trabalhamos. Antes, quando queríamos acessar os dados do banco
da página, fazíamos backup pelo gbak, pois era um método garantido, não
interferíamos no funcionamento do firebird. Agora, o único acesso que temos
é via FTP, de modo que quando precisamos dos dados da página (cadastros
novos, etc), precisamos copiar a base.

Sei, contudo, que essa é uma medida não recomendada, por causa dos riscos de
corrupção do banco, mas não dispomos de outra forma de acesso. Ainda assim,
eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas com os colegas:

1 - Se enquanto eu estiver copiando a base da página alguém tentar incluir
um registro, o banco da página será corrompido?
2 - Há alguma forma de se usar uma ferramenta de backup semelhante ao gbak,
mas via FTP?

A fim de aumentar as possibilidades de conselhos que os colegas me possam
dar, tenho permissão de escrita nesse servidor.

Além disso, andei lendo umas mensagens mais antigas na lista e vi um exemplo
de um colega que fazia um backup diário, quando o primeiro usuário do dia
acessasse o sistema. Tal solução seria interessante no meu caso ou há
sugestões mais proveitosas?

Desde já, agradeço a atenção.

--
Anderson "Caco" Marques Ferraz
2.º Período de Engenharia da Computação - UEFS