Re: [firebase-br] Dúvida em SQL

Qua Out 3 08:51:25 -03 2007

ao invés de adotar  "tabelas dinâmicas" monte VIEWS ou STORED PROCEDURES
(dependendo de cada caso).

Dá para fazer tudo que você fazia antes (e naturamente algumas coisas a
mais), mas utilizando outros conceitos.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB

----- Original Message -----
From: "Emanuel Coutinho" <emanuelcoutinho em yahoo.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, October 02, 2007 8:35 PM
Subject: [firebase-br] Dúvida em SQL

Pessoal boa noite.

Estouo começando a fazer uma aplicação usando o firebird...
Tenho até este momento usado tabelas access usando alguns componentes de
acesso direto como o KaDAO, mas agora quero aprtir para fazer coisa de
gente grande.
Tenho uma dúvida... O problema na realidade é SQL
Digamos:
No Access, se precisar fazer uma consulta que gere uma série de
registros como resultado, e linkar em relacionamento com uma outra que
faz uma totalização como uma tabela dinâmica, e usando estas duas
consultas gerar uma terceira para colocar em um grid na tela e se
necessário em outra tela usar essa terceira consulta como base para uma
outra é possível.

Como posso fazer algo assim no Firebird?

Será que me fiz entender?

Agradeço desde já qualquer esclarecimento. Consigo fazer queries
simples, com relacionamentos diretos, com inner joins, left e right
joins, mas isso como descrito acima nunca tentei, e nem sei como fazer.

Sds
Emanuel Coutinho