[firebase-br] RES: Retorno de dados

Ronaldo (NR) ronaldo em nr.com.br
Qua Out 3 08:07:45 -03 2007

vc utiliza dbexpress ?

----- Original Message -----
From: "Diego Seleguim" <seleguim em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, October 02, 2007 11:53 PM
Subject: Re: [firebase-br] RES: Retorno de dados

ok... vamos lá!

Já avisando que meu problema envolve Delphi também...

Tenho várias tabelas, dentre elas..estão.. 2 que citarei como exemplo!

TABELA VEICULO
CREATE TABLE veiculo (
       idveic               INTEGER NOT NULL,
       idcidade             INTEGER,
       descricao            VARCHAR(30),
       placa                VARCHAR(7),
       ano                  INTEGER,
       cor                  VARCHAR(20),
       modelo               VARCHAR(20),
       chassi               INTEGER,
       marca                VARCHAR(20),
       tipo_veic            VARCHAR(20),
       qtde_eixos           INTEGER,
       km_atual             INTEGER
);

TABELA CIDADE
CREATE TABLE cidade (
       idcidade             INTEGER NOT NULL,
       nome                 VARCHAR(30),
       estado               CHAR(2)
);

Estou utilizando a seguinte sintaxe no SQLQUERY: "select * from (NOME DA
TABELA)"

No meu formulario de veículos eu preciso trazer a cidade para completar o
cadastro do mesmo, então preciso de um código SQL onde me traga os valores
como NOME, ESTADO, já que o ID eu já estou conseguindo trazer com a busca!

Código da Busca
/ inicializar variáveis auxiliares
    aSql := '';
    aWhere := '';
    // montar cláusula where.
    case cmbTipo.ItemIndex of
      0: {Iniciais}aWhere := Format(' Where Upper(%s) Like %s ', [Campo,
QuotedStr(EdTexto.Text+'%')]);
      1: {Qualquer}aWhere := Format(' Where Upper(%s) Like %s ', [Campo,
QuotedStr('%'+EdTexto.Text+'%')]);
      2: {Exata   }aWhere := Format(' Where Upper(%s) = %s '   , [Campo,
QuotedStr(EdTexto.Text)]);
    end;
    aSql := Format('Select * From %s %s', [Tabela, aWhere]);
    with TSimpleDataSet(dsPesq.DataSet) do
    begin
      Close;
      DataSet.CommandText := aSql;
      Open;
      if not IsEmpty then
        DBGrid_Pesq.SetFocus;
    end;
  end;
end;

Com essa pesquisa auxiliar consigo o ID... agora os outros campos...NOME e
ESTADO da tabela cidade eu busco atravês de LOOKUP... oq eu queria fazer por
SQL...

Seria algo do tipo?

"select v.idveic, v.idcidade, v.descricao, v.placa, c.idcidade, c.nome as
nome_cidade, c.estado as uf left join veiculo v on v.idcidade = c.idcidade"

..Espero ter esclarecido o problema!... Obrigado pela atenção pessoal!