[firebase-br] Problema no migra

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Seg Out 1 11:15:22 -03 2007

michel schmidt wrote:
 > Bom dia Jeferson

Bom dia Michel!

 > Executei ele em modo de debug e me apareceu a seguinte mensagem de erro,
 >
 > Project Nome.exe raised exception class EIBInterbaseError with
message 'I/O error for file "/ti/base e programas/pasta/banco.gdb
 > Error while trying to open file

Rapaz tô até emocionado! Até que enfim uma mensagem de erro para nos
nortear. :)

 > Pergunto esta faltando alguma coisa para que a conexão seja feita com
sucesso??

Como já explicado pelo Eduardo o endereço passado não corresponde a um
arquivo de banco de dados válido. Pelo que entendi você está usando um
caminho relativo para acesso ao banco de dados, o que é válido quando o
acesso é pelo protocolo local, mas não é válido para acesso na rede.

Entendendo o problema:

Na primeira máquina você tem uma pasta ti/base ou programas/pasta/ onde
está seu arquivo de banco de dados. Como o servidor está instalado nessa
máquina ele consegue acessar o arquivo pelo protocolo local.

Na segunda o que ocorre é que você não tem esses diretórios, ou tem, mas
não há servidor de banco de dados Firebird instalado nela para permitir
acesso local.

Solucionando o problema:

- Se precisa mesmo que cada máquina seja um servidor independente,
instale nela o Firebird;
- Se não precisa, o que é o mais provável, basta alterar o caminho nessa
máquina para acessar o banco que está na primeira. Já que usa IBX, basta
alterar a propriedade DatabaseName do TIBDatabase para algo como
"PrimeiraMaquina:c:\programas\pasta\Banco.fdb". Essa forma de acesso
servirá tanto para a máquina servidora quanto para a estação.

 > o que seria a string que vc disse?

O termo "string de conexão" é freqüentemente usado para fazer referência
ao caminho indicado na aplicação para acesso a um banco de dados. Esse
caminho é, basicamente, composto pelo nome do servidor e do caminho do
arquivo de banco de dados no servidor, como já exemplifiquei acima.
Leia mais em:
http://www.firebirdsql.org/manual/qsg15-databases.html#qsg15-databases-connecting

P.S.: Estude mais sobre o Firebird. Não espere que o conhecimento caia
do céu direto para sua cabeça. Não dá. Tem que ler e praticar. Não vejo
outro caminho.

Abraço!
Jeferson Oliveira

Enviado pelo Mozilla Thunderbird