[firebase-br] Atualizar tabela

fabio giro fabio_giro em yahoo.com.br
Ter Nov 27 16:29:11 -03 2007

Esta dica peguei (acho) que nesta lista.

  function ExisteCampo(tabela,campo:string):boolean;
var T:TphoQuery;
begin
try
  Result := True;
  T := TPhoQuery.Create(nil);
  T.Close;
  T.SQL.Clear;
  T.SQL.Add('select RDB$RELATION_NAME,
RDB$FIELD_NAME from RDB$RELATION_FIELDS');
  T.SQL.Add('  where');
  T.SQL.Add('  RDB$FIELD_NAME    = '+aspas(campo)+' AND');
  T.SQL.Add('  RDB$RELATION_NAME = '+aspas(tabela));
  T.Open;
  if T.RecordCount > 0 then
     Result := True
  else
     Result := False;
finally
  T.Free;
  end;
end;

  Nunca testei. Espero ter ajudado.

marcelo machado <marcelofirebird em gmail.com> escreveu:
  Prezados amigos,

Preciso atualizar tabelas de um banco ( FB 1.5) distribuido pela web
inserindo novos campos.
Como posso fazer para que a atualização descubra se o novo campo já existe
na tabela e, caso não exista, inserí-lo na mesma?
Tenho medo que, em tabelas já atualizadas, uma nova atualização
sobreescreva o campo apagando os registros.

Se alguem puder me aclarar como fiariam os codigos, agradeceria muito!

Uso Delphi 7, IBO 4.6 e Firebird 1.5

Atenciosamente,

Marcelo Machado