[firebase-br] FireBird e ADSL.

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Sex Nov 23 10:57:38 -03 2007

ADSL é o "modem" usado para conectar na banda larga? tenho aqui em casa
um com a designação DSL que faz a ligação com o Velox (banda larga -
velox na antiga Telemar atual Oi é equivalente ao Speedy usado em São
Paulo). O modem DSL é conectado a um roteador, que na outra saida está
ligado a uma rede local 192.169.x.  Por outro lado, o computador que
estou usando no momento, está ligado a um switch, que integra uma rede
local também 192.169.x. O switch está ligado a um hub, que numa outra
porta está ligado a um cable modem Virtua da Net. O endereço do roteador
conectado ao cable modem é atribuido por DHCP pelo Virtua. Na rede local
o roteador tem o endereço fixo 192.168.0.1, e os demais hosts tem o seu
endereço IP atribuido pelo DHCP instalado no próprio roteador. Assim, no
seu caso vejo a necessidade da instalação de um roteador entre o
equipamento DSL e a rede local. Uma das portas do roteador é ligado ao
"modem" DSL e a outra porta, a uma porta livre do hub. Se usar DHCP para
atribuir endereço IP às estações de trabalho, provávelmente o roteador
terá que ter um endereço fixo, exigindo alguns que seja 192.168.0.1,
funcionando como proxy. É que o roteador vai fazer também o NAT -
Network Address Translation, ou seja, ligação entre a rede externa
representada pela conexão ao provedor da Internet, e a rede local de
computadores. Há roteadores bem baratos hoje em dia, alguns funcioando
também como pontos de acesso Wi-Fi (sem fio).
[]´s
Otto