[firebase-br] FB em Win2003 - Nova Duvida

Marcelo Carvalho mc em arquivo.com.br
Sex Nov 23 01:49:05 -03 2007

Oi Alisson,

   Sobre performance em geral, o ideal é ter discos separados para sistema
operacional e dados. Isso vale para qualquer aplicação com uso intenso de
disco - por exemplo captura e edição de vídeo. No caso da base de dados sem
dúvida poderá ajudar, mas enquanto a base for pequena ela acabará na memória
em cache, e o disco não será o fator crítico na performance. Mas a resposta
é sim, deixe o banco de dados longe do Windows - mas idealmente em um outro
disco físico (não outra partição).

  Melhor ainda é montar um sistema com RAID 0+1, onde 4 HDs fazem
espelhamento (redundância de dados) e stripe (gravação em paralelo dos
dados), dobrando a velocidade do HD. Se não der para 4 e não precisar da
redundância, monte um sistema com 3 HDs, um pro Windows, e dois em RAID 0
para dados em alta velocidade (solução típica para vídeo). Eu uso um sistema
com 4 HDs, com RAID 0 +1, que apesar de não separar o sistema operacional
como no mundo ideal*, tem ainda boa performance e protege os dados e o
sistema operacional de falhas no HD. A maioria das boas placas mãe do
mercado hoje têm RAID 0+1 just from the box (e em SATA, que é mais rápido
que o IDE).

   Mas há muito o que pode deixar o servidor lento. Uso o 2000 Server, mas
tenho clientes com FB/IB usando o 2003 sem problemas (observando o detalhe
da extensão). Uma outra causa: não pegou nenhum Trojan não? Hoje em dia
servidores se contaminam "do nada"... Abra um Process Explorer e dê uma
olhada no que está rodando lá...
--

    [][][][]

       Marcelo.

*O ideal seriam 8 HDs, 4 em RAID0+1 para o Windows, e 4 também em RAID0+1
para os dados, mas não compensa. Aì começa a valer a pena comprar um
servidor mais possante, com Raid5 ou storage, SCSI, etc...

"Alisson" <arsuart em uol.com.br> escreveu na
mensagem news:fi4cjf$lfo$1 em ger.gmane.org...