[firebase-br] Res: RES: Enc: RES: Meio OFF : Campos Null

Marcelo Bortolini marcelo_bortolini em yahoo.com.br
Qui Nov 22 17:48:27 -03 2007

Davi aconteceu o seguinte :
Tenho uma atualização pra fazer no banco, ai gerei os scripts, tranqüilo com o IBxpert, e fiz uma aplicação pra passar isso tudo pro banco. Ai no script havia uns domains novos para campos velhos (começou o problema), a aplicação rodava tranqüilo, mas na hora do restore vinha os bolores dos campos que estavam nulos e sofreram update para domains NOT NULL, até ai, se passaram uma semana de quebra cabeça, só que hoje quando eu fui trabalhar de novo com a aplicação com o Delphi e o IBO (há usei os dois o grid e o fieldbyname(campo) para pegar e mostrar os valores) não tinha cristo de fazer a comparação ISNULL, isso com o banco já 'atualizado', isto é, após executar os scripts, ai troquei o banco para uma cópia que eu tinha 'não atualizada' e simplesmente voltou a funcionar a comparação ISNULL. : )

CONCLUSÃO: o componente (IBO) ou o Delphi faz a comparação pelo tipo da variável pois o domain em questão era um 'numeric(7,3) not null' quando exclui o domain e criei novo sem a  expressão 'not null' funcionou....

A verificação era feita assim
 if tabela.fieldbyname('campo').isnull then
    tabela.fieldbyname('campo').asstring := '0';

Isso é problema do IBO ou do DELPHI ??????

valeu pela ajuda Davi..

PS.Davi conhece Carazinho ???

Att

Marcelo