[firebase-br] RES: RES: Transações ociosas

Eduardo Jedliczka (TeamFB) edujed em bonagura.com.br
Qui Nov 22 14:32:57 -03 2007

Se você trabalhar com o FB Classic Server no Linux, você consegue (via
Sistema Operacional) saber quais processos (PID) não possuem um cliente na
outra ponta (conexão de rede).

Assim dá para matar via SO as conexões "ociosas" (ou fantasmas)

--
Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB

"Murilo >> CPR Sistemas"
<murilo em cprinformatica.com.br> escreveu na
mensagem news:47459575.5020404 em cprinformatica.com.br...
Davi Eduardo Borges Wall escreveu:
> Você está tentando então fazer uma gambiarra para resolver um problema do
> sistema.
>
> Cara, isso é furada (na minha opinião) acho que você deveria tentar
> reproduzir o problema
> ou analisar a rotina novamente a fim de tentar localizar esse furo que faz
> com que o sistema caia.
>
> Normalmente esse tipo de erro é de rotina atravessando memória, e isso vai
> acumulando, acumulando e
> chega um ponto que estoura mesmo.

A idéia não é fazer gambiarra, mas vou utilizar em dois casos:

1º - Sim, uma "gambizinha" para amenizar um problema até o mesmo ser
descoberto,
  já temos o em mente o que pode ser e estamos fazendo as devidas
alterações,
mas em todo caso se puder tratar o problema já vai ajudar um pouco.

2º - Como no exemplo onde citei, a transação vai ficar em aberto (graças ao
usuário impaciente), então o que fazer em um caso destes???? Não tem como
tratar
no sistema se o processo foi finalizado no meio da transação, neste caso
podemos
voltar ao tal plugin que comentei, ele simplesmente termina o processo, e
isso
pode acontece a qualquer momento (ainda ontem acontece isso, assim que foi
clicado em gravar o sistema fechou deixando a transação em aberto). O que
fazer
para estes casos?? A melhor solução seria dar um rollback nas transações em
aberto por muito tempo sem ter que reiniciar o Firebird.