[firebase-br] RES: RES: Transações ociosas

Murilo >> CPR Sistemas murilo em cprinformatica.com.br
Qui Nov 22 12:43:01 -03 2007

Davi Eduardo Borges Wall escreveu:
> Você está tentando então fazer uma gambiarra para resolver um problema do sistema.
>
> Cara, isso é furada (na minha opinião) acho que você deveria tentar reproduzir o problema
> ou analisar a rotina novamente a fim de tentar localizar esse furo que faz com que o sistema caia.
>
> Normalmente esse tipo de erro é de rotina atravessando memória, e isso vai acumulando, acumulando e
> chega um ponto que estoura mesmo.

A idéia não é fazer gambiarra, mas vou utilizar em dois casos:

1º - Sim, uma "gambizinha" para amenizar um problema até o mesmo ser descoberto,
  já temos o em mente o que pode ser e estamos fazendo as devidas alterações,
mas em todo caso se puder tratar o problema já vai ajudar um pouco.

2º - Como no exemplo onde citei, a transação vai ficar em aberto (graças ao
usuário impaciente), então o que fazer em um caso destes???? Não tem como tratar
no sistema se o processo foi finalizado no meio da transação, neste caso podemos
voltar ao tal plugin que comentei, ele simplesmente termina o processo, e isso
pode acontece a qualquer momento (ainda ontem acontece isso, assim que foi
clicado em gravar o sistema fechou deixando a transação em aberto). O que fazer
para estes casos?? A melhor solução seria dar um rollback nas transações em
aberto por muito tempo sem ter que reiniciar o Firebird.