[firebase-br] Impedir SYSDBA de acessar o banco

Alex (Breko) alexander.souza em gmail.com
Qua Nov 14 10:38:32 -03 2007

Tem um artigo no firebase que fala disso:

Existe alguma maneira de impedir que o SYSDBA tenha acesso ao meu banco de
dados ?

A resposta é NÃO. O SYSDBA é um super usuário, ele pode tudo e mesmo que
voce dê o máximo de direitos para outros usuários eles nunca poderão fazer
as mesmas coisas que o SYSDBA pode.

*Mas então como posso resolver o problema de que se alguém tiver acesso
físico ao meu arquivo .GDB e copia-lo em outro computador onde a senha do
SYSDBA seja conhecida, ele tem acesso à todas as minhas informações ?*

Resposta: A segurança de um banco IB/FB está diretamente relacionada à
segurança do sistema operacional usado no servidor de banco de dados. Voce
deve usar um sistema operacional seguro (ex:Linux) e configura-lo de maneira
que apenas usuários de alta confiabilidade tenham acesso físico aos arquivos
.GDB bem como à qualquer arquivo de backup do banco. Lembre-se que para se
acessar um banco de dados IB/FB por uma aplicação cliente não é necessário
ter acesso físico ao banco.

*E se eu estiver usando o servidor de BD no Windows 9x ou ME ?*

Resposta: Essas versões do windows não fornecem a segurança necessária para
voce barrar o acesso dos usuários aos GDBs e são desaconselhadas para se
rodar um servidor de BD pois são muito instáveis. Troque para uma versão do
Windows mais segura/estável (Windows 2000) ou use o Linux no servidor

-----
Alexander de Souza a.k.a Breko