[firebase-br] Impedir SYSDBA de acessar o banco

Alex Ricardo Parolin arparolin em gmail.com
Qua Nov 14 10:01:11 -03 2007

Tenho o Firebird instalado no servidor e muitos aplicativos diferentes
acessam cada um o seu banco. Num destes aplicativos, quero impedir que o
SYSDBA acesse esse banco. Pensei em trocar a conhecidíssima senha
'masterkey' para outra, mas isso danificaria os demais aplicaticos, muitos
quais utilizam SYSDBA/masterkey para acessar o banco.

A dúvida é: como impedir o acesso do SYSDBA em um determinado banco de dados
sem alterar a senha dele? Sei que determinados usuários podem ser impedidos
de acessar determinados bancos, mas isso acontece com o SYSDBA também?

Obrigado,

Alex Ricardo