[firebase-br] PESQUISANDO JOÃO e JOAO ???

Armando Boza armando.boza em gmail.com
Seg Nov 12 13:56:34 -03 2007

Use o Firebird 2.x

utilizando o charset ISO8859_1 e collate PT_BR

dai acha João JOAO Joao JOÃO

----- Original Message -----
From: "Arlei F. Farnetani Junior" <junior em farsoft.com.br>
To: "'FireBase'" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, November 12, 2007 11:50 AM
Subject: [firebase-br] PESQUISANDO JOÃO e JOAO ???

Pessoal como vcs fazem para retornar
Numa pesquisa que o usuário digite JOAO
Ou JOÃO os dois registros sem usar BUSCA
FONÉTICA?

No caso de maiúscula ou minúscula utilizo
O upper(campo) e quando vou gravar gravo
Sempre eles em maiúsculo para aproveitar
o índice na busca, caso o usuário digite
em minúsculo eu converto para uppercase e blz!

Achei meio complicado o busca fonética...
As vezes resulta uma coisa mto diferente...

Aproveitando, imaginem que possua um registro
Com o nome MARIA APARECIDA DA SILVA

Existe alguma maneira de eu digitar MARIA DA SILVA e
Aparecer o registro: MARIA APARECIDA DA SILVA ???

Valew!

PS: Gostaria de fazer esta pesquisa numa base bem grande
Portanto tem que ter performance (usar índices)...