[firebase-br] PESQUISANDO JOÃO e JOAO ???

Ralhos ralhos em gmail.com
Seg Nov 12 14:00:54 -03 2007

Dependendo da versão do Firebird que você estiver utilizando, poderia
usar o collate WIN_PTBR para resolver a tua pesquisa de João, inclusive
resolvendo o problema de maísculas e minisculas.
Agora quanto ao segundo problema, não sei se é possível resolver no
FireBird, eu resolveria no Delphi fazendo um or no Select.