[firebase-br] Campo Boolean

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Ter Nov 6 02:52:49 -03 2007

> Obrigado pelas dicas subsequentes Andrei. o FibPlus mas recente se não me
> falh a memória também emula cmpos booleanos.

Qualquer descendente de TField usa boolean

if Field.AsString = 'T'
or Field.AsString = 'Y'
or Field.AsInteger > 0 then
    Field.AsBoolean = true
else if Field.AsString = 'F'
or Field.AsString = 'N'
or Field.AsInteger = 0 then
    Field.AsBoolean = false;

Trocando em miúdos: Se eu tenho um campo CHAR(1) e armazeno 'T'/'F',
como o colega sugeriu e, no Delphi, uso if Campo.AsBoolean then ...,
terei true para 'T' e false para 'F', '', NULL

Alguns componentes, porém, implementam propriedades do tipo
valuetrue/valuefalse, one você pode, por exemplo, dizer que 'S' é true e
'N' é false.

Não sei se em um campo boolean nativo, poderíamos usar "if campo.value",
ou teríamos que usar "if campo.value=true", o que resultaria em nenhuma
vantagem.

Eu, honestamente, não sinto a menor falta de um campo boolean nativo no
SGBD, digitar *WHERE CAMPO* ou *WHERE CAMPO = 'T'*, salvo ignorância
minha, por nunca ter trabalhado com campos Boolean, dá no mesmo.

[]s Eduardo