[firebase-br] Soma em tabela Master/Detail - Mestre/Detalhe

Ronaldo (NR) ronaldo em nr.com.br
Seg Nov 5 08:30:54 -03 2007

se vc utiliza clientdataset utilize um campo aggregate no dataset ctrc.

----- Original Message -----
From: "Diego Seleguim" <seleguim em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, November 01, 2007 9:21 PM
Subject: [firebase-br] Soma em tabela Master/Detail - Mestre/Detalhe

Olá pessoal, após estudar muito, já me sinto bem mais familiarizado com o
delphi hoje... Estou me formando em sistemas de informação, e preciso
concluir o meu sistema e gostaria de contar com ajuda de vcs.. ok...

Me surgiu uma dúvida qto a uma soma aqui....

Tenho 2 tabelas..

//Esta tabela contém os conhecimentos de transportes rodoviários e cargas, é
uma nota fiscal de transporte de mercadorias..
CREATE TABLE CTRC (
    CTRC        INTEGER NOT NULL,
    COD_FATURA  INTEGER NOT NULL,
    PESO        INTEGER,
    VALOR       INTEGER
);

//Esta tabela contem os conhecimentos relacionados da tabela CTRC
CREATE TABLE FATURA (
    COD_FATURA    INTEGER NOT NULL,
    DATA_EMISSAO  DATE,
    TOTAL_FATURA  NUMERIC(12,2)
);

ALTER TABLE CTRC ADD CONSTRAINT PK_CTRC PRIMARY KEY (CTRC);
ALTER TABLE FATURA ADD CONSTRAINT PK_FATURA PRIMARY KEY (COD_FATURA);

ALTER TABLE CTRC ADD CONSTRAINT FK_CTRC_1 FOREIGN KEY (COD_FATURA)
REFERENCES FATURA (COD_FATURA);

Assim ela foi criada... lembrando que é um exemplo pra melhor explicação.

Então vamos lá, está tudo funcionando certinho, mas eu queria criar um campo
chamado SUBTOTAL na tabela CTRC e armazenar o peso dos CTRC relacionados
com a tabela referente!...

Entenderam?

Exemplo: Seleciono no DBGRID1 a fatura 1, e no DBGRID2 me mostra os CTRC
relacionados e num campo SUBTOTAL que pode ser criado na tabela CTRC,
armazena a soma do campo PESO dos CTRC's...

Obrigado pela ajuda...