[firebase-br] Stored Procedures Basais

Boca super.boca em yahoo.com.br
Qua Maio 30 18:54:47 -03 2007

1_
Já li q o ideal é  utilizarmos SPs no DB ao invés de SQL por razões de
segurança. Pq? A qual "insegurança" o Firebird fica exposto se utilizarmos
SQL no aplicativo? Imagino q seja não deixarmos ele "aberto" para receber
comandos SQL, certo? Sendo assim, e assumindo q minha aplicação somente
receberá requisições de execução de SPs, oq ou como eu devo configuraro
Firebird para bloquear respostas a SQL?

2_
Mas eu imagino q haja alguma ferramenta q nos permita gerar os SQL basais de
INSERT/DELETE/UPDATE para as tabelas do banco de forma automática e correta.
Alguém saberia me dizer qual ferramenta gera essas SPs automaticamente no
DB??? De preferência alguma ferramenta free...

3_
Além disso, alguém sabe indicar algum artigo/ebook "bão" q ensine a sintaxe
de SPs no Firebird???

Obrigadão,

Boca.