[firebase-br] Firebird CS ou SS?

Seg Maio 28 11:55:13 -03 2007

Acho que você se confundiu...

O Superserver cria um único processo para todas as conexões, compartilhando
a CACHE, conexões com a base de dados e outras coisas. É ótimo para máquinas
mono-processadase consome pouca memória... Exceto se tiver 5 conexões ou
menos, o Classic irá gastar absurdamente mais memória que o SS.

O ClassicServer cria um processo para cada conexão, isto resulta em
estabilidade pois se um processo cair os demais continuam operacionais. Como
terá várias instâncias em memória, e a cache é individualizada, ele precisa
de mais CPU e memória que o SS.

Por questões de arquitetura... é um pouco complicado de atenter mais de 100
usuários concorrentes no SuperServer (usa apenas um processador e no máximo
2gb de ram).

Em contrapartida, se o hardware der conta... dá para colocar mais de 1000
usuários no Classic.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB

----- Original Message -----
From: "Eduardo Pelizzari de Andrade" <eduardoandrade em persoft.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, May 25, 2007 11:24 AM
Subject: Re: [firebase-br] Firebird CS ou SS?

existe um ótimo artigo ou faq no www.firebase.com.br, sobre este
assunto. Mas a grosso modo, a performance do classic é melhor em
ambientes com poucas conexões, principalmente se o servidor for fraco,
ou o SO for fraco (Windows 9x/Me), ou ainda se o servidor não for uma
máquina dedica e o número de conexões não for enorme. Se a máquina for
de boa para ótima, o super-server tende a ter um desempenho melhor e se
o número de conexões for muito grande, ai a melhor opção é o super-server.

Um dos pontos importante que este artigo coloca é que o super-server é
mais sensível a baixa qualidade do hardware e do SO, sugerindo a versão
classic quando as condições do servidor não forem as melhores.

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos