[firebase-br] Dados gravam e se perdem depois que o programa fecha

Alisson arsuart em uol.com.br
Qua Maio 23 14:27:58 -03 2007

Cara.. eu utilizo D6 + MDO + FB1.5...

Isso jah ocorreu comigo em um cliente apenas e tb eh esporádico...
eu tive q rever meu processo de transaçao, pois haviam momentos em que o
transaction nao efetivava o commit e a transaçao.
o PQ ??

Soh Deus sabe, mas revendo minha forma de commitar os dados, consegui
amenizar o problema. (Soh nao sei ate quando... hehehehe)

Mas jah fazem uns 4 ou 5 meses q nao ocorre mais o problema, entao acho q
resolveu.

Sorte ae..!!!!

--
Alisson R.S.
Global Soft - Desenvolvimento de Sistemas

"Magno System" <magno em speet.com.br> escreveu na
mensagem news:000801c79bd5$893723a0$6915a8c0 em MAGNO...
Olá pessoal. É o seguinte. Tenho 2 sistemas: um trabalha com firebird 2.0.1
+ clientdataset + zeos. E outro trabalha com Firebird 1.5.3 + Zeos nativo. O
problema que estou tendo é com 1 usuário do primeiro sistema e com 2 do
segundo. Acontece muito esporadicamente. Com o do primeiro sistema, em 1 ano
de uso, é a primeira vez. Com 1 usuário do segundo sistema aconteceu também
1 vez e com o segundo umas 3 ou 4 vezes. Acontece é que realiza-se várias
operações no sistema com êxito. De repente, fecha-se o sistema e quando ele
é reaberto nota-se que durante um período de tempo todas as informações
foram gravadas mas não foram commitadas. Digo isto, pois quando abro o
banco,  noto que o campo sequencial (campo autoincrementado por generators)
tem um buraco. Ou seja, foi executado o procedimento, mas os dados não foram
commitados. Os sistemas não apresentam nenhum erro. A procedure não está
errada, pois como disse é muito esporádico esse erro. O banco está
configurado para forced writes. Estou começando a achar que é pau do zeos.
Uso o zeos 6.5.1. Alguém já passou por isto.

Obs.: Já investiguei e tenho absoluta certeza de que o usuário tenha apagado
estes registros.