[firebase-br] Dados gravam e se perdem depois que o programa fecha

Magno System magno em speet.com.br
Seg Maio 21 15:26:23 -03 2007

Olá pessoal. É o seguinte. Tenho 2 sistemas: um trabalha com firebird 2.0.1 + clientdataset + zeos. E outro trabalha com Firebird 1.5.3 + Zeos nativo. O problema que estou tendo é com 1 usuário do primeiro sistema e com 2 do segundo. Acontece muito esporadicamente. Com o do primeiro sistema, em 1 ano de uso, é a primeira vez. Com 1 usuário do segundo sistema aconteceu também 1 vez e com o segundo umas 3 ou 4 vezes. Acontece é que realiza-se várias operações no sistema com êxito. De repente, fecha-se o sistema e quando ele é reaberto nota-se que durante um período de tempo todas as informações foram gravadas mas não foram commitadas. Digo isto, pois quando abro o banco,  noto que o campo sequencial (campo autoincrementado por generators) tem um buraco. Ou seja, foi executado o procedimento, mas os dados não foram commitados. Os sistemas não apresentam nenhum erro. A procedure não está errada, pois como disse é muito esporádico esse erro. O banco está configurado para forced writes. Estou começando a achar que é pau do zeos. Uso o zeos 6.5.1. Alguém já passou por isto.

Obs.: Já investiguei e tenho absoluta certeza de que o usuário tenha apagado estes registros.