[firebase-br] registro oculto no banco de dados

Emerson emaz em spdata.com.br
Seg Maio 21 14:47:44 -03 2007

Boa tarde lista,

Aconteceu um fato intrigante comigo, se alguém tiver uma resposta, agradeço!!!

Ao restaurar um banco ,tanto com gbak quanto pelo iboconsole, era me retornado uma mensagem de erro:

gbak: ERROR: attempt to store duplicate value (visible to active transactions) in unique index "PK_RESEGUR"
gbak: ERROR: action cancelled by trigger (3) to preserve data integrity
gbak: ERROR:     Cannot deactivate primary index
gbak: Exiting before completion due to errors

Mensagem esta que me indicaria uma possível duplicidade de registros na tabela, fiz todos os selects possíveis pra encontrar tal duplicidade e nada, até que resolvi usar uma aplicação pronta pra importação de banco de dados, onde nesta foi informado o registro que estava duplicado. Deletei este registro, fiz o backup e após conseguir restaurá-lo, eis a surpresa, o registro que havia deletado se encontrava na tabela, porém com uma diferença, uma das colunas (que não é campo chave) deste registro estava preenchida, ao contrário do unico registro que aparecia no select....

Vale lembrar que antes do backup executei gfix, e nenhuma página com erros foi encontrada e ainda que a tabela em questão não é atualizada via banco, somente via aplicação.

O problema, felizmente foi resolvido, mas fiquei com a  dúvida do que poderia ser acontecido e ou de, onde a informação teria sido guardada.

Agradecido,

Emerson