[firebase-br] Off Topic - Problemas em usar campos numeric's com dbexpress

Antonio Carlos a.lima.silva em terra.com.br
Sex Maio 18 12:52:47 -03 2007

Qual a versão do Delphi ? A minha é D7 SP1

Ja tive MUITO problemas ao usar sqlstoredproc, por isso faço a chamada da
procedure pelo componente SQLQuery e NUNCA mais tive problemas.

[]s.
Antonio Carlos

----- Original Message -----
From: "Jader Ricardo" <jaderricardo em terra.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, May 18, 2007 12:40 PM
Subject: [firebase-br] Off Topic - Problemas em usar campos numeric's com
dbexpress

Olá amigos !

Estou usando Dbexpress com o driver interbase (dbxint30) + sqlstoredproc

Comecei a ler sobre o driver da UIB e fui muito infeliz escolhendo-o para
fazer um projeto, achei estar fazendo a coisa certa mas até agora só perdi
meu sono por causa disso, tive problemas para inserir imagens e agora que
tive que mudar de driver to tendo vários problemas e não sei mais como
resolve-los, se alguém puder me ajudar serei muito grato. O problema é o
seguinte:

No meu banco eu tenho uma tabela x com um campo do tipo numeric(9,2) eu
quero apenas, nada mais do que  gravar um valor (por exemplo R$ 1,53) lá, só
isso. Quando eu conecto a sqlstoredproc (dbexpress) ao banco ela
automaticamente alimenta os parâmetros certo ? Porém ela traz o campo
numeric (9,2) como  integer.

Daí pra frente é só problemas. Já tentei coloca-lo como float e passar o
valor (1.53) pra ela, mas,  me dá o erro "arithmetic exception, numeric
overflow, or
string truncation", tentei currency também não vai, o que eu faço ? Alguém
pode me ajudar ?

Não sei mais o que observar, charsets, propriedades da sqlstoredproc como
Numericscale, precision ... me ajudem, me ensinem como faço pra gravar um
registro no banco usando uma procedure e com o componente de acesso
Dbexpress sem o driver da UIB.

Obs: Não sei se é contra as regras (não achei nada dizendo que não podia)
postar a mensagem aqui e na lista de Delphi, é que ninguém lá me respondeu
ainda e to ficando careca de tanto esforço em vão.

Obrigado,
Jader Ricardo