[firebase-br] Off com Firebird - Re: Componente de acesso compativel com Linux

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Qui Maio 17 22:22:30 -03 2007

Suponho que pretende usar o Firebird.

Era para o Kylix solucionar este problema de uso multiplataforma, mas não
sei porque (M$?) o projeto não foi em frente.
Não há nenhuma boa perspectiva para você.
Talvez a mais fácil seja com Wine (gratis) / Crossover (versão paga, com
mais recursos).
Se for para usar Windows como estação de trabalho, então basta instalar o
Firebird no servidor Linux, acessando normalmente com TCP/IP

Outra possibilidade é voce usar .NET no Windows e MONO no Linux (como a
Novell, dona atual do MONO fez um acordo meio esquisito com a Microsoft, de
repenta até dá.)

Eu mudei para o Java e estou acrescentando PHP, ambos multiplataforma, mas
de execução mais lenta do que os programas desenvolvidos em Delphi/Borland
C++ Builder ou Kylix. O PHP-GTK para usar como aplicativo fora de browsers
está muito crú. Por ironia, instala muito fácilmente no Windows, e de
instalação muito complicada nas diferentes versões do Linux. O Gtk é nativo
do Linux, e também usado, com uma pitada de wine, no Kylix.

Se optar pelo PHP vai querer também incluir o Ajax, o que implica em
aprender, se não já dominar, o XML e o Javascript.

Você não vai ter muita dor de cabeça se estiver disposto a subir uma escada
(curva) de progresso muito íngreme.
Vai ser uma mudança de paradigma.

[]´s
Otto