[firebase-br] Firebird em Servidor Linux

"Fábio P. Santos" fpsgyn em yahoo.com.br
Sex Maio 11 12:34:29 -03 2007

Sempre utilizei o firebird com Linux, já passei por várias
distribuições, mas para mim a que têm me dado um melhor retorno
é a mandriva. Com o Red Hat você também não terá problemas. O importante
está na relação da versão do kernel, distribuições
com o kernel 2.6 acima, podem utilizar a versão NPTL do Firebird (maior
performance)...

A instalação no caso do Mandriva e Red Hat (Fedora) é simples pelo
pacote RPM, ele irá criar o diretório:

/opt/firebird
atenção: ao contrário do windows a senha padrão do SYSDBA é criada
aleatoriamente.
#cat /opt/firebird/SYSDBA.password (irá mostrar a senha gerada)
para alterar execute o arquivo bash /opt/firebird/bin/changeDBAPassword.sh

Você poderá ter algum problema na utilização de UDF's (no windows é uma
DLL no Linux uma .so no diretório /opt/firebird/UDF)

Cara, não só parece mas é simples a instalação do Firebird no Linux,
depois de instalado Firebird passa a ser um serviço do Linux:

#service firebird status (irá retornar o pid do fbserver rodando)

Utilizo o firebird no Linux a mais de 5 anos (sem nunca ter tido um
problemas sequer)....

E só instalar e correr para o abraço...

se tiver alguma outra dúvida e puder te ajudar e só falar...

Um abraço.........