[firebase-br] Ativando e desativando o ClientDataset

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Qua Maio 9 08:45:44 -03 2007

if clientdataset1.active then
   clientdataset1.close;

Isto fecha seu clientdataset se ele estiver aberto.

Para abrir o clientdataset faça assim:

if clientdataset1.active then
   clientdataset1.close;
clientdataset1.open;

é legal testar se ele esta aberto e fechá-lo antes, porque o
clientdataset é um cache da sua tabela ou query, se você usar o método
open e ele já estiver aberto, ele não refaz o cache, por isso é
interessante fechá-lo.

Note que :

clientdataset1.open, produz o mesmo resultado que clientdataset1.active
:= true

clientdataset1.close, produz o mesmo resultado que
clientdataset1.ative:=false;

mas de preferência a chamada do método e não a alteração direta da variável;

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos
Fone: 55 11 62218061