[firebase-br] Firebird em Novell

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Ter Maio 8 21:22:38 -03 2007

O Firebird não tem uma versão em *.NLM e portanto não tem como rodar num
servidor NetWare (não existe servidor Novell, como não existe um servidor
Microsoft). Agora eu nunca fiz a experiência de tentar instalar o o servidor
Firebird num volume NetWare que armazena arquivos do Windows, normalmente
começando com a letra F: e se comportando como um drive F:. Começa com F:
porque no cliente Novell (agora é Novell e não NetWare) existe um linha que
informa que first drive = F. E para cada estação de trabalho, a alocação de
letras é feita no login script que a partir do NetWare 4.x pode ser de
container, de user e de profile.
Do ponto de vista de uma estação de trabalho, enxerga-se um drive F: como se
fosse um disco ou partição locais, na própria estação de trabalho. Mas não
haverá nenhum processamento no servidor de arquivo e impressão, função
normal de um servidor NetWare. Todo processamento é feito em estação de
trabalho. O servidor do Firebird não seria executado no servidor NetWare, e
sim, em cada uma das estações de trabalho, e tal qual no Clipper, os dados
todos trafegariam pela rede.
Provávelmente não funciona. Teóricamente até pode funcionar. Mas o
desempenho seria uma droga, além do controle de transações provávelmente não
funcionar.
Esqueçam esta ideia de rodar o Firebird no NetWare.
O que o NetWare tem de espetacular, através do NDS (Novel Directory
Services) agora denominado de eDirectory no NetWare 6.x  é o gerenciamento
de usuários, o gerenciamento da segurança e assim por diante. Estes
serviços, além de funcionarem nos servidores da Microsoft sem exigir a
presença de um servidor NetWare na rede como era antes, foram portados para
o Linux, primeiro para o Red Hat, e depois para o Suse. O que diferencia um
server Suse de uma open edition é que no Suse server estão instalados estes
serviços da Novell, e que não são gratuitos. São pagos e mujito bem pagos.
Tendo poucos usuários e poucos servidores (já com o NetWare 3.12 uma rede
era definida como pequena se tivesse menos do que 25 servidores na rede. A
partir do NetWare 4.x, com a introdução do NDS, havia um diretório único
distribuido, com um pedaço no Riod e Janeiro, outro pedaço em São Paulo, em
Ribeirão Preto e outro em Rio Branco, e cada usuário logando-se localmente
na rede num servidor local) - tendo poucos usuários, um servidor Linux
basta. Se for instalar só o Firebird, basta o conjunto de protocolos TCP/IP.
Para outras coisas, pode adiconar o Samba (inventado na Austrália).

[]´s
Otto