[firebase-br] OFF Re: Firebird em Novel

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Ter Maio 8 18:06:38 -03 2007

Eu fui muito longe no NetWare da Novell, nos tempos aureos e no declíneo.
Sou ainda CNE tracks 3.x, 4.x, 5.x e 6.x e MCNE com especialidade na
integração entre NetWare 4.11 e Windows NT 4.0. Já esquecí muita coisa. A
própria Novell migrou seus produtos atuais tais como eDirectory etc para o
Linux, adquiriu o Suse Linux, e agora está num acordo com a Microsoft que
não cheguei ainda a entender bem.

Como sempre, a Novell bobeou mais uma vez com o Firebird, e o pessoal que
desenvolve o Firebird foi desprovida de visão eliminar todo código relativo
ao NetWare do Interbase 6.0. Todo NetWare vinha acomodado, além do banco de
dados próprio Easytrieve depois vendido com outro nome, e o Oracle, com 5
licenças de uso. Este acordo entre a Novell e a Oracle foi desfeito após a
versão 8.alguma coisa do Oracle. Em seu lugar entrou o mySQL, modalidade
paga, e a Novell, ao vender uma licença do NetWare, paga também uma licença
do mySQL. Se tivesse colocado o Firebird no lugar do MySQL, todos teriam
ganho. A Novell teria um bom banco de dados mais barato, e o Firebird
entraria num mercado ainda expressivo, discutindo-se em instalar o Firebird
num NetWare 4.11, sem suporte da Novell já há muitos anos. E ainda há
empresas usando o NetWare 3.12.

Assim caminha a humanidade

[]´s
Otto