Re: [firebase-br] Aplicação Firebird utizando computadores sem HD, é possível ?

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Qui Maio 3 16:05:55 -03 2007

Era muito comum nas redes NetWare da Novell - havia um chip adicional nas
placas de rede que simulava o HD ou disquete inexistentes. Eram as estações
diskless. O acesso era via DOS (IBM DOS, MS DOS, DR DOS). É possível que por
este Brasil a fora ainda esteja em uso, pois ainda há gente usando o NetWare
4.x ou mesmo o 3.12, principalmente com programas em Clipper (ainda muito
usado).

Pelo que sei, o Linux também permite estações de trabalho diskless. Não sei
como funciona.

Existem as estações de trabalho slim, no caso do Windows. Não sei como
funciona.

O problema é que o Windows tem que estar instalado na estação de trabalho, e
lá se vão gigas. Com DOS pode-se deixar escondido um drive de disquetes
dentro do gabinete do computador, com um disquete lá dentro. Talvez funcione
com um memory key de 4 gigas, escondido dentro do gabinete. Ou dentro de uma
pequena gaveta de trancada de HDs pequenos que se usou durante algum tempo.
Pode dar também o boot a partir de um CD não regravável, muito comum em
distribuições do Linux (live CD).

Outra maneira de resolver o problema é usar melhor os recursos do sistema
operacional, ou seja, o usuário comum só tem direito de usuário comum em
computadores apenas com sistema operacional Windows da linha NT (NT 4.x,
200x, XP, Vista) e restringir os direitos diretamente ao que for necessário
para a pessoa fazer o seu trabalho. Usar para valer os recursos do Active
Directory, LDAP etc e comandando a situação efetivamente a partir do
servidor Windows 2000 ou Windows 2003. Eu escolheria este caminho. Não é
difícil, mas tem que ser aprendido.

[]´s
Otto