[firebase-br] Select * From em n-tier

Adriano Santos - Direção de Arte artes em doiscliques.com
Qua Mar 28 19:20:33 -03 2007

Ai que tah Fausto, que eu saiba economizar banda é o principal aspécto
que se deve levar em consideração quando se trabalha com n-tier certo?
Bem, quase todas as tabelas nossas tem campos blob. O primeiros
progrmadores deste sistema fizeram tudo, absolutamente tudo dentro do
sistema com select * from tabela e sempre defendi o não uso do * em
nada. Por outro lado uma tela que possua manutenção de dados realmente
precisa de todos os campos carregados no clientdataset, então como fazer?
Até onde sei quando se usa o * o banco precisa fazer uma busca no banco
de dados e descobrir quais são os campos daquela determinada tabela pra
poder trazer seus dados, isso significa um maior tempo de processamento.
Além do que uma select campo1, campo2, campo3 from tabela que result 200
registros seria mais rápida de carregar do que um select * from tabela
resultando os mesmos 200 registros correto? Terei um tráfego na rede
maior, pois vem mais bytes? To certo?

O que não me entra na cabeça é alguém me dizer que tanto faz eu trazer
do servidor 200kb ou 1mb que tudo é igual, a performance é
igualizinha...ou sou muito burro ou sei lá o que.

Todas as classes no nosso servidor estão sendo criadas com Select *,
inclusive as classes de consulta somente. Isso tah certo?

Vlw

*Adriano Santos*

Fausto respondeu: