[firebase-br] Perda de dados depois de certo tempo...

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Ter Mar 27 15:34:43 -03 2007

Se vc for pela rede numa pasta qualquer do servidor WindowsNT ou Linux voce
pode renomear quase todos os arquivos mesmo estes sendo utilizados no
momento. Ai quando a aplicacao tenta ler o arquivo da proxima vez ele ja nao
existe (foi renomeado e entao vc pode deletar ate com um Bat).
Isso se dá porque o Windows e Linux criam Threads de cada acesso ao tal
arquivo, pois assim ele nao trava tudo se der algum erro naquele
momento(isso é o isolamento de servico ou mult-tarefa)
Por isso um virus consegue até mesmo substituir um arquivo de sistema, pois
ele renomeia o original coloca o dele lá... e quando vc reinicia a maquina
lá esta o "ninho" de virus.

Por isso voce nao deve acessar o Servidor como Superusuario (só quando
necessario mesmo) pois este tem autoridade de tudo inclusive "deletar
superficialmente" um arquivo em uso.

Nao é facil gerenciar um servidor a maneira que se deve, criando os arquivos
com as permissoes corretas.
Neste ponto o linux leva uma vantagem que por default ele nao deixa usuarios
acessar arquivos vitais por usuarios que nao seja o root
Já o windows uma vez compartilhada uma pasta, blau, blau...
E isso não é um erro do sistema e sim uma necessidade do colega que for
gerenciar o Servidor somente disponibilizar as pastas e arquivos com as
permissoes devidas.

Por isso vai ae uma dica, principalmente para servidores Windows... muito
cuidado na hora de compartilhar pastas na rede.

(Estou falando do Windows2000 server para baixo e Linux basico, nao sei os
outros como Win2003 e Linux Server "preparado")

Marcelo Silva
msn: marcvan em ig.com.br
11 6723-3106 - TB
11 9693-4251 - CL