[firebase-br] Delphi 8 X Delphi 2006

Marcelo Castro - [www.ligteltelecom.com.br] marcelo.castro em ligteltelecom.com.br
Dom Mar 25 19:59:13 -03 2007

Me desculpem pela pergunta sobre Delphi.

Eu pretendo utilizar Delphi + FB  utilizando Multi Camadas.

pelo jeito a versão do Delphi 2006 é a melhor opção.

----- Original Message -----
From: "Jeferson Oliveira" <jefersonfoliveira em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, March 25, 2007 4:20 PM
Subject: Re: [firebase-br] Delphi 8 X Delphi 2006

Bruno Garcia escreveu:
> Tá, então mudando um pouco a pergunta dele:
> Qual Delphi é melhor para o FB?

Para o Fb qualquer versão do Delphi igual ou superior a 5 possui
recursos suficientes para desenvolvimento de aplicações profissionais.
Se o sistema não utilizará qualquer recurso da plataforma .NET o
Delphi 7, por ser um IDE bem estável, é mais do que o suficiente. Mas
mesmo que não utilize .NET eu recomendaria o BDS 2006. É mais rigoroso
com as exigências de hardware, mas oferece em contrapartida muitos
recursos úteis para o desenvolvedor.
É claro que para definir a versão a ser utilizada é importante ter
certeza que a biblioteca de acesso ao SGBD utilizada por sua aplicação
tenha compatibilidade com a versão do Delphi adotada.

> Todos os componentes de acesso do FB
> funcionam em todos os Delphi?

Responder por todos é difícil, mas creio que não. Os componentes
comerciais (IBO, IBX e FIBPlus por exemplo) costumam ser atualizados
rapidamente para toda nova versão do IDE, pois seus desenvolvedores
tem interesse em poderem vender o mais rápido possível atualizações do
produto; já os projetos de software livre (MDO, UIB, Zeos, etc.) por
serem normalmente mantidos pela comunidade de desenvolvedores, que são
voluntários e dependem de ter tempo disponível para pesquisa e
implementação, demorarm um pouco mais para serem atualizados. Sobre o
Zeos posso dizer que possui compatibilidade com Delphi 5 até o Delphi
10 (BDS2006).

> Em especial o IBO e a versão 4.5 que uso no Delphi 7, vale a pena mudar
> ou não fará diferença?

Não utilizo o IBO e, portanto, não sei avaliar as diferenças entre suas
versões.
Mas algumas considerações são gerais:
  - Atualizar um componente normalmente não exige atualizar o IDE;
  - Os recursos disponíveis em uma versão de um componente normalmente
estão disponíveis em todas as suas edições, ou seja em qualquer versão
do IDE com o qual é compatível;
  - Pensando exclusivamente no acesso ao Firebird, não vejo motivos
para atualizar a versão do Delphi. Os motivos que vejo para atualizar
a versão do IDE são muitos, mas estão relacionados ao ganho de
produtividade no processo de desenvolvimento de software em geral, e
não necessariamente a um melhor desempenho das aplicações
desenvolvidas ou acesso ao banco de dados.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Jeferson Oliveira