[firebase-br] Mostrar SELECT no DELPHI(iniciante)

Marcelo Wollmer marcelowollmer em yahoo.com.br
Qua Mar 21 09:51:15 -03 2007

Pessoal, boa tarde!

Utilizo: Delphi 6 + dbExpress +Firebird 1.5
Componentes de acesso: SQLConnection+SQLDataSet+DataSetProvider+ClientDataSet+DataSource
Eu sei que isso é uma dúvida simples, mas não estou conseguindo.

Tenho duas tabelas:

SECRETARIA
------------
ID
Descricao

DEPARTAMENTO
 ------------------
ID
ID_Secretaria
Descricao

No Firebird eu montei um Select que me mostra todos os departamentos e suas respectivas secretarias.
Ex.:
Select D.ID Código,D.Descricao Departamento,S.Descricao Secretaria
>From Departamento D, Secretaria S
Where D.ID_Secretaria = S.ID

A minha dúvida é, como passar isso para o DBGRID? Pois quando eu indico na propriedade DataSource do DbGrid o DataSet do Departamento, ele me mostra no DbGrid todos os departamentos e o ID das respecticas secretarias, pois na propriedade Columns ele só mostra os campos da tabela Departamento (ID, ID_Secretaria e Descricao).

Agradeço qualquer ajuda.