RES: [firebase-br] Concorrência de acesso

Davi Eduardo Borges Wall davi.wall em mult.com.br
Qua Mar 21 08:36:52 -03 2007

Você não precisa saber se dois usuários estarão utilizando o mesmo registro.

Isto é natural. Aquele que salvar o registro primeiro é o beneficiado.

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Gleiber
Para: Lista Firebird
Assunto: [firebase-br] Concorrência de acesso

Ola lista!
tenho uma aplicação delphi+dbexpress+firebird..q roda blz em desktop..estou migrando pra rede...tenho uma duvida..
Como tratar as concorrências qdo 2 usuarios acessam o mesmo registro..por exemplo:
vou baixar um titulo em conta receber..pra trazer o cliente. filtro com clientdataset..entaum ele fica na memoria....até que eu confirme a baixa do titulo, se um 2º usuario for fazer essa baixa pra esse mesmo registro...com o mesmo procedimento..como vou saber q está sendo utilizado mesmo registro?
Não uso applyupdate....ao salvar eu inicio e finalizo as transações....

Tem como utilizar with lock no firebird..como ficaria a sintaxe pra essa situação..?

Obrigado
Gleiber/MG