Re: [firebase-br] Problema com conexão no LINUX com a dbExpress

Ter Mar 20 18:01:51 -03 2007

Apesar desta não ser uma dúvida fundamental de firebird, vou lhe explicar o
que provavelmente está acontendo.

O Linux utiliza um conceito diferente de Bibliotecas Dinâmicas do que o
Windows, e por esta razão, é necessário saber muitos detalhes para se obter
sucesso.

As informações essenciais são:

 - Distribuição (Debian, Mandriva, Gentoo);
 - Versão do Kernel (2.4, 2.6);
 - Plataforma (AMD64, UltraSpark, i386);
 - FireBird ( 1.5 Superserver, 2.0 classic);
 - Forma de instalação do FB (recompilado pelos fontes, apt-get, rpm,
install.sh)

Além disto, é preciso criar um link simbólico da libgds.so.AlgumaCoisa para
a pasta padrão da distro, e verificar se não está faltando nenhuma lib para
o correto funcionamento do FB. (pode ser testado via terminal windows)

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB