[firebase-br] Campo Data

Renato Miranda renato.smiranda em gmail.com
Ter Mar 20 08:05:54 -03 2007

Tudo bem Creusa ?

Eu costumo usar o seguinte:

var Ctxt: string;
Ctxt := 'insert into tabela values(' +
  ':codigo, ' +
  ':nome, ';
if edtData.Date > 0 then
  Ctxt := Ctxt + ':data)' else
  Ctxt := Ctxt + 'null)';
sql.CommandText := Ctxt;
sql.ParamByName('codigo').AsInteger := StrToInt(edtCodigo.Text);
sql.ParamByName('nome').AsString := Trim(edtNome.Text);
if edtData.Date > 0 then
  sql.ParamByName('data').AsDate := edtData.Date;

Ou seja, se existir a data, você manda o parâmetro, senão coloca "null" no
insert e não manda o parâmetro. Há outras maneiras; essa é só uma opção.

Abraços,

RMiranda

Em 20/03/07, Creusa Lobo Silva <lobosilva em prefeitura.sp.gov.br> escreveu:

> Bom dia Lista!
>
> Sempre que um registro é adicionado sem data o Firebird coloca a data de
> 01.01.1889!!!! Porque? A data não pode ficar nula?? No delphi dá um erro
> quando o campo está em branco, mas ele grava e com esta data. Eu queria
> ter
> datas em branco no banco...o Firebird não aceita??  Na definição da tabela
> tem a opção NOT NULL que está desativada...mas mesmo assim não aceita e
> quando entra é esta data doida.
> Alguém pode me ajudar??
> Desde já agradeço...
>
> Creusa