[firebase-br] Tamanho do Banco Interbase/Firebird

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Dom Mar 18 16:21:40 -03 2007

Edilio Alexsadro R. Marques escreveu:
> Mas em que isso influi?

A extensão GDB é relacionada no System Restore do XP (se não me engano
também no 2000 e no 2003) e portanto é monitorada permanente para ser
incluída nos pontos de restaurações salvos pelo SO.
Se você quiser "ver com seus próprios olhos" confirmando essa tese - e
perceber que não é um problema do Firebird - logo após reiniciar o XP
renomeie um arquivo GDB para qualquer outra extensão e perceberá a
demora para realização dessa operação, e também seu custo pois o uso de
CPU chega a atingir picos de 100%. Isso porque o XP irá salvar um ponto de
restauração nessa hora, para caso o usuário se arrependa possa voltar
atrás futuramente.

> A extensão do meu banco não é nem .GDB nem .FDB. Será por isso?

Não sei.
A não ser que a extensão que você utiliza também seja monitorada pelo
serviço de restauração do Windows. Para tirar a dúvida você pode
desabilitar o serviço de restauração e avaliar se houve melhorias.
Naturalmente a extensão não é o único ponto que influência no tempo
gasto para conexão ao banco. Como o assunto já foi abordado aqui
algumas vezes, sugiro que você pesquise nas mensagens antigas da lista
(http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=lentidao+site%3Afirebase.com.br&btnG=Pesquisa+Google&meta=).

Abraço!
Jeferson Oliveira